"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 23 de dezembro de 2012


VIGIAI


Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá.” (Mateus 25:13)
A Bíblia nos ensina a vigiar pelo retorno de Cristo (Marcos 13:33). Muitos cristãos estão esperando por Seu retorno, mas eles não estão realmente vigiando e familiarizar-se com versículos bíblicos que nos advertem daquilo que está por vir (2 Timóteo 3:1-5). Aqueles que vigiam para o Seu retorno vão manter-se alertos e auto-controlado e estão preparados; conhecem as Escrituras, e não são enganados por falsos ensinamentos. Aqueles que estão apenas esperando podem se envolver com as coisas do mundo e deixar as suas prioridades em relação a Cristo tomar menos precedência. Fique atento “porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá.” (Mateus 25:13)
Um bom exemplo de vigiando e esperando é a parábola das dez virgens. Aquelas que estavam vigiando estavam diligentemente preparando-se para a vinda do Mestre, prestando atenção ao chamado de “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 3:18)
As insensatas sabiam que o Senhor estava chegando, mas elas não estavam preparadas e não tinham óleo, elas achavam que ainda tinham tempo. A Bíblia nos diz as conseqüências daquelas que não estão vigiando e não estavam preparadas com suficiente óleo. “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.  “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’ “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!” (Mateus 25:10-13)
A Bíblia revela que sem o Espírito de Deus, o homem natural não pode receber as coisas de Deus porque elas se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2:9-16). Por conseguinte, sem óleo na lâmpada, não haverá iluminação natural, e sem o Espírito não haverá iluminação espiritual.
Por que precisamos ter uma atitude vigilante? Porque o homem caído está ficando pior cada dia, e se não estivermos atentos, podemos afastar nos lentamente de um compromisso firme com Cristo. A razão pela qual Paulo diz que Jesus virá “como um ladrão na noite” (1 Tessalonicenses 5:2) é para enfatizar como os que estão fora de Cristo serão pegos de surpresa. No entanto, para aqueles que vigiam o retorno de Cristo não será uma grande surpresa porque não estão nas trevas”, ou seja, sem entender. Também não estão “dormindo” como o mundo está, e, portanto, estaram atentos e vigilando. (1 Tessalonicenses 5:4-6)
Vigilância também envolve estar bem informados sobre o inimigo e consciente do ambiente em torno dele, ter compreensão de guerra, ser vigilante à perigos e planejar quanto ao futuro. Aqueles que simplesmente esperam não têm a compreensão de preparação.
Então a pergunta é: Estamos apenas esperando pela volta de Jesus, ou estamos usando o tempo produtivamente enquanto vigiamos o Seu retorno? Lembre-se que um bom vigia está mentalmente alerta, é disciplinado e auto-controlado.
 Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” (Mateus 24:42-44)
“Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.”(Marcos 13:33)
Portanto, vigiem… Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo!(Marcos 13:35-36)
Jesus disse: “O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!” (Marcos 13:37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário