"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 23 de dezembro de 2012


Os Salmos de Supremo Louvor
(Salmos 100, 103)
Você, provavelmente, ouviu a história (talvez verdadeira, talvez não) do sujeito que visitou uma igreja e, durante o sermão, continuava dizendo "Louva o Senhor!" sempre que um ponto especialmente bom era dito. Mais tarde, um irmão carrancudo apareceu e repreendeu-o, dizendo: "Olhe, não louvamos o Senhor por aqui!"

Ou, você alguma vez leu o relato de Davi dançando quando a arca era levada para Jerusalém, e instintivamente teve a mesma reação que Mical?  (Veja 2 Samuel 6).

Os Salmos 95-100 (e talvez 103) compreendem um pequeno grupo de salmos de adoração. Eles parecem ter sido escritos especialmente para serem usados na adoração pública no Templo.  E que esplêndidos cânticos eles são!  Eles oferecem louvor ao poder, glória, justiça e misericórdia de Deus, Dominador das nações e Protetor de Israel.

Os Salmos 100 e 103 oferecem ambos supremo louvor a Jeová, mas de diferentes perspectivas.  O Salmo 100, o mais curto destes cânticos de adoração, é um premente chamado para todas as nações da terra louvarem Jeová.  Eles deveriam vir diante dele com júbilo ruidoso de agradecimento.  Este é, certamente, um forte contraste com muitos salmos nos quais o julgamento é dado às nações, mas ele ilustra claramente que Deus não deseja "que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9).

O Salmo 100 é verdadeiramente universal em seu apelo ao homem ­  todo o povo pertence a Jeová, como "rebanho do seu pastoreio". Ele guia e alimenta todos eles (Mateus 5:45). Antes dee abençoar o nome dos ídolos vãos, eles deveriam entrar nos pátios de Jeová com louvor e agradecimento.

A este respeito, note especialmente que o versículo 5 exalta a "misericórdia" de Deus.  Misericórdia tem referência especial à bondade de Deus mantendo suas alianças.  Ele na verdade manteve sua promessa de abençoar todas as nações através da semente de Abraão (Gênesis 12:1-3), e:  "Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável" (Atos 10:34).

Em contraste com o estilo formal e o apelo a todos os homens para adorarem, encontrados no Salmo 100, o Salmo 103 é pessoal e emocional.  Escrito por Davi, é um dos mais belos de todo o livro.

O coração de Davi se comoveu quando ele contemplou o Senhor. e bradou:  "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome."  Se sua alma jamais foi estimulada pela meditação a proferir estas palavras, seu conhecimento de Deus e seu trabalho em sua vida estão verdadeiramente empobrecidos. Talvez você precise gastar mais tempo meditando sobre a palavra de Deus e suas dádivas a você, e menos tempo em queixar-se, discutindo com outros sobre suas faltas, ou procurando alcançar satisfação material.

Neste Salmo, quatro grandes bênçãos são enumeradas para você considerar:  Deus perdoa nossas iniqüidades, redime nossa vida da ruína, coroa-nos com misericórdia e benevolência, e satisfaz nossos desejos com boas coisas enquanto passamos pela vida.  Que mais você quer?  Como Tiago diz:  "toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto" (Tiago 1:17).

O quadro freqüentemente pintado em sermões sobre um Deus despeitado, que está ansioso por destruir os homens pelo mais insignificante erro, é uma mentira!  Esteja certo de que Deus o julgará (18), mas ele está predisposto à misericórdia, não à condenação (2 Pedro 3:9).

Enquanto encerramos, retornemos aonde começamos. Por que achamos difícil ou pouco natural louvar a Deus?  De todas as coisas erradas com as igrejas e os indivíduos hoje, a falta de louvor entusiástico e sincero pode ser a mais notável. Ela afronta a Deus e nos danifica espiritualmente de vários modos.  (Em si mesma, é um sintoma manifesto de fraqueza espiritual ou de morte.) Estou lembrado das palavras de abertura da profecia de Isaías:  "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:3). Até mesmo seu cão conhece quem cuida dele, e o lambe por isso. E você?  Considera quem cuida de você?

Caia de joelhos e diga:  "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário