"*RÁDIO SOTELO*"

terça-feira, 25 de dezembro de 2012


Sofonias 1-3

 A palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, durante o reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá:

Julgamento sobre toda a terra no Dia do Senhor

 "Vou varrer tudo 
da face da terra ", 
declara o Senhor . 
 "Vou varrer o homem eo animal; 
Vou varrer os pássaros no céu 
e os peixes do mar, 
e os ídolos que fazer com que o ímpio a tropeçar. "
"Quando eu destruir toda a humanidade 
sobre a face da terra ", 
declara o Senhor , 
 "Eu estendo a minha mão contra Judá 
e contra todos os que vivem em Jerusalém.
vou destruir cada vestígio do culto a Baal neste lugar, 
a própria nomes dos idólatras sacerdotes, 
cinco  aqueles que se curvam sobre os telhados 
para adorar o anfitrião estrelado,
aqueles que se curvam e jurar pelo Senhor 
, e que também Juro por Molek, 
 aqueles que voltar de seguir ao Senhor 
e nem buscar o Senhor nem saber dele. "
 Cala-te diante do Soberano Senhor , 
para o dia do Senhor está próximo.
Senhor tem preparado um sacrifício, 
ele consagrou aqueles que ele convidou.
 "No dia do Senhor sacrifício 's 
vou punir os funcionários 
e os filhos do rei
e todos aqueles vestidos 
com roupas estrangeiras. 
 Naquele dia eu vou punir 
todos os que evitar pisar no limiar,
que enchem o templo de seus deuses 
de violência e engano.
10  "Naquele dia", 
declara o Senhor ,
"um grito vai subir a partir da porta do Peixe, 
lamentando do Bairro Novo, 
e um estrondo alto das colinas. 
11  lamento, você que vive no distrito de mercado; 
todos os seus comerciantes serão eliminados, 
todos os que negociar com a prata será destruído. 
12  Naquele tempo, eu vou procurar Jerusalém com lâmpadas 
e punir aqueles que são complacentes, 
que são como o vinho deixado em suas fezes,
que pensam, 'O Senhor não fará nada, 
bom ou mau ". 
13  a sua riqueza será saqueada, 
as suas casas demolidas.
Apesar de construir casas, 
eles não vão viver neles;
embora elas plantam vinhas, 
eles não vão beber o vinho ".
14  O grande dia do Senhor está próximo, 
próximo e chegando rapidamente.
O grito no dia do Senhor é amargo, 
o poderoso guerreiro grita seu grito de guerra. 
15  dias Esse será um dia de ira, 
dia de angústia e angústia , 
dia de angústia e ruína, 
dia de trevas e de escuridão, 
dia de nuvens e escuridão- 
16  um dia de trombeta e grito de guerra
contra as cidades fortes 
e contra as torres de canto.
17  "Trarei angústia como a todas as pessoas 
que vão tatear sobre como aqueles que são cegos, 
porque pecaram contra o Senhor .
Seu sangue será derramado como pó 
e suas vísceras como esterco. 
18  Nem a sua prata nem o seu ouro 
será capaz de guardá-las 
no dia do Senhor ira 's. "
No fogo do seu zelo 
toda a terra será consumida,
porque certamente fará um fim súbito 
de todos os que habitam sobre a terra.

Judá e Jerusalém Julgado juntamente com as Nações

Judá Convocado para Arrependei

 Reunir, ajuntai-vos, 
você nação vergonhoso, 
 antes do decreto entrar em vigor 
e que dia passa como pelo vento palha,
antes de o Senhor da ira 
vem sobre você,
antes que o dia do Senhor 'ira s 
vem em cima de você. 
 Buscai ao Senhor , tudo que você humildes da terra, 
vocês que fazem o que ele manda.
buscai a justiça, buscai a mansidão; 
talvez você será abrigada 
no dia do Senhor raiva 's.

Filístia

 Gaza será abandonada 
e Ashkelon deixada em ruínas.
Ao meio-dia Ashdod será esvaziado 
e Ecrom desarraigada. 
 Ai de vós que vivem do mar, 
você Kerethite pessoas;
a palavra do Senhor está contra você, 
Canaã, terra dos filisteus .
Ele diz: "Eu vou te destruir, 
e ninguém será deixado. " 
 A terra pelo mar vai se tornar pastagens 
com poços para pastores 
e canetas para os rebanhos. 
 Essa terra vai pertencer 
ao remanescente do povo de Judá, 
não eles vão encontrar pasto.
À noite, eles se deitarão 
nas casas de Ashkelon.
Senhor seu Deus vai cuidar deles, 
ele irá restaurar suas fortunas.

Moabe e Amom

 "Ouvi os insultos de Moabe 
e as provocações dos amonitas,
que insultou o meu povo 
e fez ameaças contra a sua terra. 
 Portanto, tão certo como eu vivo ", 
diz o Senhor Todo-Poderoso, 
o Deus de Israel,
"certamente Moabe será como Sodoma, 
os amonitas como Gomorra
um lugar de ervas daninhas e poços de sal, 
um deserto para sempre.
O restante do meu povo os saqueará, 
os sobreviventes da minha nação herdarão a terra ".
10  Isto é o que eles vão receber em troca de seu orgulho, 
por insultar e zombando 
do povo do Senhor Todo-Poderoso. 
11  O Senhor vai ser incrível para eles 
quando ele destrói todos os deuses da terra.
nações distantes irá se curvar a ele, 
todos eles em suas próprias terras.

Cush

12  "Você etíopes, também, 
serão mortos pela minha espada. "

Assíria

13  Ele vai estender a sua mão contra o norte 
e destruirá a Assíria,
Nínive deixando completamente desolada 
e seca como o deserto. 
14  rebanhos e manadas vai deitar-se ali, 
criaturas de toda espécie.
a coruja do deserto e da coruja 
vai alojar-se em suas colunas .
Sua pio vai ecoar pelas janelas, 
entulho irá preencher as portas, 
as vigas de cedro será exposto. 
15  Esta é a cidade de folia 
que viveu em segurança.
Ela disse para si mesma, 
"Eu sou o único! E não há ninguém além de mim. "
O que uma ruína que ela se tornou, 
um covil de feras!
Todos os que passam por ela zombam 
e sacodem os punhos.

Jerusalém

 Ai da cidade de opressores, 
! rebelde e contaminada 
 Ela obedece ninguém, 
. ela aceita nenhuma correção
Ela não confia no Senhor , 
ela não se aproxima do seu Deus. 
 Seus funcionários dentro dela 
estão rugindo leões;
ela governantes são lobos da tarde, 
que não deixam nada para a manhã. 
 Seus profetas são sem princípios; 
são pessoas traiçoeiras.
seus sacerdotes profanar o santuário 
e fazer violência à lei. 
 O Senhor dentro dela é justo; 
ele não faz mal.
Manhã por manhã, ele dispensa a sua justiça, 
e cada novo dia ele não falha, 
mas o injusto não conhecem vergonha.

Jerusalém permanecer impenitente

 "Eu destruí nações; 
suas fortalezas são demolidas.
que deixaram suas ruas desertas, 
sem uma passagem.
Suas cidades são devastadas; 
são deserta e vazia. 
 de Jerusalém eu pensei, 
'Certamente você vai me temer 
e aceitar a correção! "
Então, seu lugar de refúgio não seria destruído, 
nem todos os meus castigos vir sobre ela.
Mas eles ainda estavam ansiosos 
para agir corruptamente em tudo o que fez. 
 Portanto espere por mim ", 
declara o Senhor , 
"para o dia Eu vou levantar para testemunhar.
decidi montar as nações, 
para reunir os reinos
e derramar o meu furor sobre eles, 
toda a minha raiva feroz.
Todo o mundo será consumido 
pelo fogo da minha ira com ciúmes.

Restauração de Remanescente de Israel

 "Então eu vou purificar os lábios dos povos, 
que todos invoquem o nome do Senhor
e servi-lo ombro a ombro. 
10  De além dos rios da Etiópia 
os meus adoradores, o meu povo disperso, 
me trará ofertas. 
11  Naquele dia, Jerusalém, não será envergonhado 
por todos os erros que você fez para mim,
porque eu vou retirar de você 
seus fanfarrões arrogantes.
Nunca mais você vai ser arrogante 
no meu santo monte. 
12  Mas deixarei dentro de você 
. os mansos e humildes
O remanescente de Israel 
vai confiar no nome do Senhor . 
13  Eles vão fazer nada de errado, 
eles vão dizer nenhuma mentira.
língua enganadora 
não será encontrado em suas bocas.
Eles vão comer e deitar-se 
e ninguém vai fazê-los com medo. "
14  Sing, filha de Sião; 
! gritar, Israel
Seja feliz e se alegrar com todo seu coração, 
! Filha de Jerusalém 
15  O Senhor tem tirado o seu castigo, 
. ele virou seu inimigo
Senhor , o Rei de Israel, é com você ; 
. nunca mais você teme qualquer dano 
16  Naquele dia, 
eles vão dizer a Jerusalém,
"Não temas, Sião, 
não deixe suas mãos pendurar limp. 
17  O Senhor teu Deus está com você, 
o poderoso guerreiro que salva.
Ele terá prazer em você, 
no seu amor, ele não vai mais te repreenda, 
mas regozijo sobre você com cânticos ".
18  "Eu tirarei de vós 
todos os que choram a perda de seus festivais nomeados, 
. que é um fardo e opróbrio para você 
19  Naquele tempo eu vou lidar 
com todos os que oprimiam.
vou resgatar o coxo; 
vou reunir o exilados.
lhes darei louvor e honra 
em todas as terras onde eles passaram por vergonha. 
20  Naquele tempo eu ajuntarei vocês; 
. naquele tempo eu vou te trazer para casa
eu lhe darei honra e louvor 
entre todos os povos da terra
quando eu restaurar a sua sorte 
diante de seus olhos ", 
diz o Senhor .
Nova Versão Internacional (NVI)
Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional ®, NVI ® Copyright © 1973, 1978, 1984, 2011 by Biblica, Inc. ® Usado com permissão. Todos os direitos reservados mundialmente.

Apocalipse 16

As Sete Taças da Ira de Deus

16  Então, ouvi uma grande voz do templo dizendo aos sete anjos: "Vá, derramar as sete taças da ira de Deus sobre a terra."
 O primeiro anjo foi e derramou a sua taça sobre a terra, e feio, feridas purulentas estourou nas pessoas que tinham o sinal da besta e adoraram a sua imagem.
 O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e se transformou em sangue como de um morto, e todos os seres vivos no mar morreu.
 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.  E ouvi o anjo das águas dizer:
"Você é apenas nesses julgamentos, ó Santo, 
tu que és e que eras, 
 porque derramaram o sangue de seu povo santo e seus profetas, 
. e você deu-lhes o sangue a beber como eles merecem "
 E ouvi o altar responder:
"Sim, Senhor Deus Todo-Poderoso, 
verdadeiros e justos são os teus juízos. "
 O anjo quarto derramou a sua taça sobre o sol, eo sol foi autorizada a queimar as pessoas com fogo.  Foram cauterizada pelo calor intenso e blasfemaram o nome de Deus, que tinha o controle sobre estas pragas, mas eles se recusaram a arrepender-se e glorificá-lo.
10  O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, eo seu reino foi mergulhado na escuridão. As pessoas mordiam as suas línguas de dor 11  e amaldiçoou o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras, mas eles se recusaram a se arrepender do que tinha feito.
12  O anjo sexto derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, ea sua água secou-se para preparar o caminho para os reis do Oriente. 13  Então vi três espíritos impuros que pareciam sapos, eles saíram da boca de o dragão, da boca da besta e fora da boca do falso profeta. 14  São espíritos demoníacos que realizam sinais, e vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia de Deus Todo-Poderoso.
15  "Olha, eu venho como um ladrão! Bem-aventurado aquele que vigia, e permanece vestido, para não andar nu e ser vergonhosamente exposto. "

16  Então eles se reuniram os reis no lugar que em hebraico se chama Armagedom.
17  O anjo sétimo derramou a sua taça no ar, e fora do templo veio uma voz, vinda do trono, dizendo: "Está feito!"18  Então veio relâmpagos, estrondos, trovões e um terremoto grave . Nenhum terremoto como tem ocorrido desde que a humanidade tem estado na terra, tão grande foi o terremoto. 19  A grande cidade dividida em três partes, e as cidades das nações em colapso. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira. 20  Toda a ilha fugiu e os montes não pôde ser encontrado. 21  A partir das enormes pedras de granizo do céu, cada um pesando cerca de cem quilos, caiu sobre pessoas. E eles amaldiçoaram a Deus por causa da praga da saraiva, porque a praga era tão terrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário