"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 6 de janeiro de 2013


INTIMIDADE

De acordo com o site Wikipédia, Intimidade, “[...] Esta não é uma definição precisa, mas mesmo sem ser específico, parece que a intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. Certamente a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: a base da amizade e uma das fundações do amor[...]”.
Em Êxodo 16, versos 7 ao 12 fala algo que realmente me faz pensar profundamente na relação destes dois textos:
“e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ele ouviu as vossas murmurações contra o Senhor; e quem somos nós, para que murmureis contra nós?
Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouve as vossas murmurações, com que murmurais contra ele; e quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.
Depois disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do Senhor, porque ele ouviu as vossas murmurações.
E quando Arão falou a toda à congregação dos filhos de Israel, estes olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem.
Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: À tardinha comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus”.
Qual é a relação entre os dois?
Bom, vamos usar um exemplo: para que possa construir uma amizade, o primeiro passo tem que ser dado, e é onde geralmente você tenta conversar com a pessoa, manter um vinculo certo? Mas para isso, alguém tem que quebrar o gelo, tomar a iniciativa, rasgar o véu.
Mas vamos primeiro tratar daquelas pessoas as quais fizemos isso e não obtivemos resultado, quebrar o gelo não é fácil, se dispor a conversar com alguém que você nunca viu na sua frente pode ser até constrangedor, mas mesmo assim você o fez, e depois de algum tempo descobre que aquele coleguinha não passaria disso, não passaria de uma pessoa ao qual não se enquadra em seu meio social, não compartilha das mesmas convicções que você. Então simplesmente se afasta.
Porém existem aqueles os quais você vê algo interessante, se identifica, passa a fazer parte da sua vida, conversar constantemente, ir a sua casa jogar videogame, ou brincar de pique pega. Ah esse sim valeu a pena! Pode até ter sido trabalhoso, mas valeu o esforço.
Êxodo 16 fala exatamente sobre isso!
Poxa, Ele abriu o mar! Isso não é pra qualquer um, disso eu tenho certeza absoluta! E mesmo Ele tendo feito isso o povo reclamava, e murmurava e chegava ao ponto de indagar a Moises dizendo: "[...] Melhor seria estar na terra dos egípcios, pois lá não morreríamos de fome e sede [...]”. Simplesmente o povo escolhido de Deus não entendeu que o seu Senhor havia dado o primeiro passo, havia quebrado o gelo, e buscava tão somente a adoração daqueles a quem tinha libertado.
Mais simples ainda, o povo conhecia o nome: Deus de Israel, mas não sabia quem Ele é não sabiam os seus anseios e desejos, não eram íntimos Dele, mesmo o gelo tendo se quebrado, o mar ser aberto ante os seus olhos.
Essa pode ser uma explicação plausível do porque muitos servos de Deus perecem todos os dias, mesmo recebendo as provisões que Ele manda. Muitas vezes não é por que pecam em oculto, servem ao maligno nem nada do tipo, é porque simplesmente se acostumaram com as provisões a ponto de achar comum e cotidiano, e se esqueceram de conversar com quem as manda.
Mais a frente, em êxodo 34 vê que Deus havia conversado com Moises, e ele desceu do monte Sinai com o rosto brilhante da glória do Pai.
E nesse momento chegamos ao ápice! Um homem comum, que não era fluente de palavras, havia conversado com Deus, antes de o véu ser rasgado, antes que Jesus viesse e nos desse acesso ao trono de Deus através de seu sacrifício, um homem falou com o Senhor e o viu passar rapidamente por trás de uma nuvem. Teimosia? Necessidade? Não! Intimidade!
Deus sempre deu o primeiro passo, desde Adão, Ele esteve presente, quando veio o pecado e não havia mais esperança aos homens, Ele viu Noé. Quando não existia nação, Ele chamou para fora de sua tenda um homem, já de idade, e lhe desafiou a contar as estrelas do céu e as areias do mar, e Ele se fez presente na vida daquele homem e o fez uma nação. E esta nação se viu em meio a uma escassez de alimentos, então Ele tirou um certo menino de dentro de um poço, renegado por seus irmãos, Ele o fez governador do Egito. Não bastando isso, quando o povo foi feito escravo, Ele levantou dentre os humildes, alguém para libertar o Seu povo. Entende? Deus não desistiu de nós um minuto sequer, sendo assim por que temos tantas desculpas a nos afastarmos Dele? O pneu furou? As contas estão atrasadas? As notas estão ruins?
Desculpas e mais desculpas, sempre nos fazem afastar do Senhor, mas ai vai algo que eu creio que possa lhe fazer pensar: Deus fez homens pequenos, simples, rudes, analfabetos, grandes pessoas, grandes servos, pois eles sabiam a quem estavam servindo. Então o que nos diferencia desses homens mesmo?
“[...] Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna [...]”.
João: 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário