"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 13 de janeiro de 2013


Estudo Bíblico: O que é fornicação?

Fornicador (a) ou fornicário (a) é a pessoa que pratica a fornicação. O único fato que legaliza a relação sexual entre as pessoas de sexos opostos (homem e mulher) é o casamento oficial. Fora dele a relação sexual é pecaminosa diante de Deus e diante dos homens. A mancebia, amigação, concubinato ou “amizade colorida” não legaliza as relações sexuais dos fornicários e/ou fornicadores. Só o casamento civil é que dá validade à união conjugal. O casamento religioso ou mesmo o “casamento comercial” não dá ao casal a prerrogativa do casamento civil, pois são regidos por leis específicas, que não o Código Civil.
Por conveniência dos fornicadores e / ou fornicários, as relações sexuais entre os amantes passaram a ser chamada de “namoro”. Mas, o verdadeiro namoro, principalmente do cristão, não envolve sexo antes do casamento. O cristão só deve praticar o sexo depois do casamento legal, ou seja, o casamento civil. Nem mesmo o casamento religioso autoriza o sexo para efeitos civis. Tanto é que, quem se casa apenas no “religioso” não pode identificar-se como casado, mesmo apresentando a certidão, pois esta não tem efeitos civis. Quem não é casado civilmente não pode ser considerado legalmente casado (a), e portanto, não está autorizado (a) a praticar o sexo. Quem pratica o sexo, sem ser casado (a), é denominado legalmente de “amante”, qualquer que seja a sua situação civil (desquitado, divorciado, solteiro, separado ou viúvo). Não há nenhum fundamento legal para um “estágio” antes do casamento, ou seja, da prática do sexo antes da celebração das bodas (casamento). A Bíblia condena a prática do sexo antes do casamento, ou fora dele. Quem pratica o sexo nessas condições é fornicador (a), fornicário (a) ou amante.
O que a Bíblia diz sobre a FORNICAÇÃO?
Vejamos a interpretação de alguns textos:
l)Pela leitura de 1Coríntios 6.10, entendemos que a fornicação, ou seja, o sexo entre solteiros, desquitados, separados, divorciados, viúvos, amigados, amasiados ou “amigos coloridos”, é pecado diante de Deus, tanto quanto os outros pecados. Não há diferença para Deus entre esses pecados, pois eles carecem de uma justificativa bíblica. Só o casamento civil é que legaliza a união conjugal. Fora disso é pecado.
2)Ao ler Atos 15.29, podemos verificar que a fornicação é um pecado, diante de Deus tal qual os outros pecados. Mesmo no mundo secular as pessoas não casadas, que praticam sexo fora do casamento, são descriminadas em algumas situações. Deus não tem por inocentes os fornicários ou fornicadores habituais.
3)Lendo Efésio 5.5 depreendemos que a fornicação leva o pecador à morte eterna, sem direito a entrar no Reino de Deus, por ser um pecado da carne que leva à morte espiritual. A fornicação é um pecado que é para a morte, assim como muitos outros pecados que a Bíblia nos mostra.
4)Com a leitura de 1Timóteo 1.9,10 percebemos claramente que a fornicação é um pecado diante de Deus, e leva para a morte eterna, assim como os outros pecados que são para a morte. Os fornicários (fornicadores) estão sob a égide da Lei de Deus, e serão julgados no Tribunal de Deus, no Juízo Final.
5)Em Hebreus 12.16 podemos entender que Deus recomenda ao (a) cristão (ã) que abstenha-se da prática de fornicação, pois por um só momento de prazer ou luxúria pode perder a sua alma e ir para o inferno.
6)Ao ler Apocalipse 21.8 podemos entender que a fornicação leva à morte da alma e, por conseqüência, a perdição eterna, com a ida do (a) fornicário (a)ou fornicador (a) para o inferno, e depois para o lago de fogo e enxofre. A fornicação e um pecado abominável diante de Deus.
Visando legalizar a situação de fornicadores que vivem em concubinato, no caso de união estável, o Novo Código Civil (Lei l0.406/03), estabelece que tal situação poderá vir a transformar-se em casamento civil, mediante pedido dos "companheiros" e assento no Registro Civil (Artigo 1.726). Com isso, a situação epigrafada estaria sendo solucionada diante de Deus e da lei dos homens.
Dr. Venâncio Josiel dos Santos Advogado, Escritor e Pedagogo - Autor dos livros “Você conhece sua Bíblia?”, “O que virá no fim dos tempos?”, “1.001 perguntas e repostas da Bíblia” e “Escritores Bíblicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário