Estudo Bíblico
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8)
Evangelho de João | Jo 1:1-18 | Jo 1:19-39 | Jo 1:35-51 |
Jo 1:19-34
19 E este foi o testemunho de João,
quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.
quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.
É importante destacar mais uma vez que este João citado no texto não é o autor do Evangelho, mas João Batista.
Para saber mais leia Lucas 1:5-25; 57-80 e 3:1-20.
Para saber mais leia Lucas 1:5-25; 57-80 e 3:1-20.
Nessa narrativa o termo "judeus" não reflete o povo como um todo, mas um grupo específico (no caso, o sistema religioso institucional em Jerusalém) incluindo o sinédrio - corte suprema da nação judaica.
As autoridades religiosas judaicas geralmente eram hostis a Jesus.
O Cristo = o Messias, o Ungido.
21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias?
Respondeu ele: Não sou.
És tu o profeta?
E respondeu: Não.
Respondeu ele: Não sou.
És tu o profeta?
E respondeu: Não.
Se João Batista não era o Messias, ele podia ser outro personagem da expectativa do final dos tempos.
Deus tratou com Israel sempre por meio de profetas. João Batista não perguntou, a que Profeta que eles estavam se referindo pois já sabia que estava prometido um grande profeta, um profeta especial, um novo Moisés que exerceria a função mediadora de Moisés.
Moisés em seu discurso de despedida, disse ao povo que Deus levantaria outro profeta (Dt 18:15-19). O povo de Israel já esperava este profeta prometido em diversas outras profecias.
22 Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto:
Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto:
Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
Os membros da delegação sentiram-se frustrados pois João Batista dava a entender ser um personagem importante e prometido nas escrituras.
Então João cita o texto de Is 40:3.
24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
25 Então lhe perguntaram: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26 Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27 aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
25 Então lhe perguntaram: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26 Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27 aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
Alguns dos responsáveis pelo envio da delegação estavam presentes.
O grupo insite em obter mais explicações de João Batista, talvez no intuito de incriminá-lo como agitador.
29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele,
e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Cordeiro de Deus, isto é, enviado por Deus Is 53:7,8,12 em referência ao Cordeiro pascal (da saída do povo de Deus da escravidão do Egito conforme Ex 12:1, +)
O versículo reúne em uma única realidade a imagem de servo e o rito do cordeiro pascal, símbolo da redenção de Israel.
30 este é aquele de quem eu disse:
Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia.
Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia.
João Batista, humanamente falando era mais velho do que Jesus.
O verso reafirma a preexistência de Jesus.
31 Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água.
João Batista batiza apenas com água simbolizando a lavagem dos pecados renunciados. O batismo de João era especificamente um sinal de arrependimento do pecado confessado pela pessoa que estava sendo batizada. Sua finalidade era preparar um povo submisso ao vindouro Rei messiânico.
32 E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse:
Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.
33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse:
Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.
João Batista segue seu testemunho, informando que fora incumbido de realizar seu batismo (de água) e anunciar aquele que faria o batismo no Espírito.
Jesus batiza com o Espírito Santo, isto é, o Espírito Santo nos capacita para vivermos a nova vida à altura das novas expectativas impostas pelo Reino de Deus.
O objetivo deste batismo é habilitar o cristão a ter o poder, as qualidades e virtudes que façam deles fiéis embaixadores de Jesus Cristo. Também recebem poder para não cometer os mesmos erros que tinham antes de ser seguidores de Jesus.
O batismo cristão contém a identificação com a morte e ressurreição de Cristo.
34 Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus.
João Batista testifica que Jesus é o filho de Deus.
A obra do Messias é regenerar a humanidade no Espírito Santo (fazer a religação do homem com Deus)
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