"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 10 de fevereiro de 2013


O Justo é confiante como leão

No livro de de provébio 28.1 a Bíblia diz:
 O crente confiante como leão
 Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são confiante como um leão.
Veja esta declaração o justo tem a confiança de leão.
Estudaremos passo a passo e aprederemos porque temos a confiança de um leão.
Caracteristica:
O leão é chamado o rei da selva. De fato ele estar no topo da cadeia alimentar,  é um animal extremamente forte chegando a pesar 250kg e a medir de 1.80 á 3 metros de comprimento é um animal rápido e atinge até 58km/h, se alimenta de carne uma média 30kg em uma reifeição.
Há varias espécies de leões como: leão-congolês, leão-etíope, leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático e leão-somaliano
Seu  rugido é muito alto, que em condição favoraveis pode ser ouvido até nove quilometro de distância.
Local de encontro deste animal: África, Ásia ocidental e Índia central. 
É citado na biblia mais que qualquer outro animal só perde para ovelha.
Ele é citado 89 vezes sendo 83 no antigo e 6 no novo testamento.
Simbologia Bíblica: Babilônia Dn. 7.4 Juda Gn 49.9 e Jesus Ap 5,5.
O inimigo não é símbolo de leão, e sim comparado quando o mesmo ruge procurando alguém para devorar. 1°Pe.5.8.
O que faz esse animal ser tão confiante? Bem provável que seja:
Sua força: O leão sabe a força que tem e não se intimida diante dos problemas que poderão surgir. Como a fome e posse territoriais etc.
A conciência da força que possui o torna bem confiante em todos os momentos necessário.
O justo sabe a força que tem. Em Luc.10.19. Diz: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. A razão de termos confiança de um leão, é porque temos a conciência da força de Deus em nós. Sem essa conciência de nada vai faler a força  posta em nós, correremos desesperadamente como uma manada de búfalo perseguido por apenas dos leões. 
O leão pode até peder uma batalha mas aquele que tem Deus como sua força jamais perderá a batalha.
Suas habilidades: O leão tem habilidade, conhece as garras que tem e que ao passar em seu adversário cometerá um rasgo de pelo menos 10cm de profundidade. Ele é hábil em avançar no pescoço do inimigo, e em geral suas vítimas morrem de pescoço quebrado. É um animal habilidoso em saltos e em velocidade sendo diligente em abater logo seu inimigo. Esta habilidade que o torna este animal mais confiante diante das situações, tornando-o como rei da selva.
O justo tem habilidade na palavra de Deus e lutará com essa habilidade. 2ºTim.2.15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Sem habilidade na palavra com certeza não haverá confiança de leão diante do oponente. Mas viverá como uma girafa dura e entrevada com poucas defesas.
Sua sabedoria: Os felinos sempre foram inteligente. O Leão brama para aterrorizar o inimigo, olha dentro dos olhos deles encarando e intimidando dizendo com os olhos, eu não tenho medo de vocês vou ataca-los. O leão não substima seu inimigo, mesmo que recue ele não da as costa para os inimigos, mas sai olhando rugindo esperando um descuido para voltar atacar.
O leão é dominador, e não um dominado. A sabedoria procede a confiança e o domínio de qualquer situação.
O  justo é cheio de sabedoria. O justo Jesus foi sábio quando pediu água a uma Samaritana próximo ao poço. Tudo para inicia um diálogo, que resultou na divulgação do seu nome em toda Samaria. Jo.4.7.30.
O povo de Judá, que antes de pelejar foi sábio diante da situação. 2º Cro.13.14.15. Então Judá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás, então clamaram ao SENHOR; e os sacerdotes tocaram as trombetas. E os homens de Judá gritaram; e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão.
Paulo orava a Deus, para que seu povo tivesse este don Efe. 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.
A conciência da força, habildade na palavra e o espírito de sabedoria são dotes que Deus colocou em todo os justos para ser confiante como um leão.
De fato somos símbolo de ovelha, mas não devemos manter essa postura em todas as situações, veja esta história:
Conta-se que Leozinho, o Leão, havia sido criado por ovelhas. . . Crescera entre elas e tal qual como se fosse uma ovelha Leozinho pensava, sentia e agia no seu dia a dia.
Assim ia levando sua vida até que aconteceu uma tragédia no local onde ficavam as ovelhas (e Leozinho com elas, é claro!): Surgiram lobos famintos e ferozes que, ao avistarem as ovelhas, partiram em seu encalço.
Apavoradas, as ovelhas e Leozinho se puseram a correr, na tentativa de escaparem das garras de seus perseguidores.
Enquanto fugia, Leozinho olhou para trás e viu uma cena que o deixou ainda mais chocado: A ovelha que o havia criado, e a qual ele tinha como se fosse sua mãe, havia sido encurralada por quatro ou cinco lobos assassinos, prestes a devorá-la!
Naquele instante. . . algo ocorreu. . . um sentimento forte e até então desconhecido começou a se avolumar dentro de Leo, e de repente. . .
Roarrr!!!!!!!
Despertou a Fera. . . o Gigante interior que habita e sempre habitou em seu Ser. . . e em um gesto desesperado para salvar sua "mãe", Leo se atirou em cima dos lobos e para espanto geral os pôs para correr. . . fugiram todos os lobos diante daquele leão!
Com o tempo, Leo foi se conhecendo e descobrindo sua verdadeira natureza. . . aprendendo a lidar com sua Força e instintos.
Hoje, Leo é o Rei dos animais. . . e é um rei justo e sábio. . . que jamais se esqueceu do amor e do carinho que recebera das ovelhas. . . e as protege com toda a gratidão e respeito!
Conclusão:
Portanto devemos ser confiante perante as lutas, assumir de verdade aquilo que a palavra de Deus fala a nosso respeito, e seremos uma ameaça ao inimigo. Abraço e até o próximo estudo




Nenhum comentário:

Postar um comentário