"*RÁDIO SOTELO*"

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Discernimento



O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias. A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”
O discernimento é essencial para o crescimento espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 5:14 “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.”
O discernimento é para os humildes. A Bíblia diz em Salmos 25:9 “Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.”
As coisas espirituais são discernidas espiritualmente. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:13-14 “As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Versículos de Discernimento

Discernimento na Bíblia

Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
1 Coríntios 2:13-14
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Hebreus 5:14
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Tiago 1:5

Outros Versículos encontrados:

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu ma­rido, que comeu também.
Gênesis 3:6
"Não aceite suborno, pois o suborno cega até os que têm discernimento e prejudica a causa do justo.
Êxodo 23:8
Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos, dirão: 'De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente'.
Deuteronômio 4:6
"É uma nação sem juízo e sem discernimento.
Deuteronômio 32:28
Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?"
1 Reis 3:9
Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,
1 Reis 3:11
Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.
1 Reis 4:29
E acrescentou: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei Davi um filho sábio, que tem inteligência e discernimento, e que vai construir um templo para o Senhor e um palácio para si.
2 Crônicas 2:12
Cala os lábios dos conselheiros de confiança, e tira o discernimento dos anciãos.
Jó 12:20
'Jó não sabe o que diz; não há discernimento em suas palavras'.
Jó 34:35
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.
Salmos 119:99
Sou teu servo; dá-me discernimento para compreender os teus testemunhos.
Salmos 119:125
A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.
Salmos 119:130
Os teus testemunhos são eternamente justos, dá-me discernimento para que eu tenha vida.
Salmos 119:144
Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação
Provérbios 1:5
se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento;
Provérbios 2:2
se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto;
Provérbios 2:3
Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
Provérbios 2:6
O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.
Provérbios 2:11
Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento.
Provérbios 4:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário