"*RÁDIO SOTELO*"

domingo, 3 de fevereiro de 2013


QUANDO OBEDECER É SACRIFICAR


Quando se fala em sacrifício, não são poucos os que se defendem com a frase bíblica dita pelo profeta Samuel ao rei Saul no livro de I SAMUEL 15:22, quando diz:
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
É incontestável que a obediência precede o sacrifício. Na verdade o sacrifício só surgiu devido a desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden (Gênesis 3:21). Como a desobediência entrou no mundo e invadiu-o, Deus estabeleceu na humanidade o sistema sacrificial.
Deus prefere que os homens o obedeçam do que ofereçam sacrifícios. Por exemplo, Deus se agrada mais de uma pessoa que obedece sua Palavra, do que de uma pessoa que oferta grandes quantias. Deus se agrada mais de alguém que atende a sua voz, do que de alguém que sacrifíca muito.
Mas e quando obedecer implica em sacrificar? Esse foi o caso de Gideão, onde Deus apareceu para ele e pediu o segundo boi como sacrifício no altar de Deus:
“E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.” (Juízes 6:25)
Se Gideão não sacrificasse, ele estaria sendo desobedecendo a ordem de Deus. Quase sempre o sacrifício anda de mãos dadas com a obediência, afinal uma coisa não anula a outra.
Semelhantemente, Deus pediu para Abraão sacrificar seu filho Isaque:
“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” (Gênesis 22:2)
Se Abraão, não estivesse disposto a fazer o sacrifício que Deus lhe pediu, ele estaria obedecendo a Deus? Claro que não.
Portanto, quando Deus pede, obedecer implica sacrificar.
E esse pedido de Deus é fruto de uma revelação do Espírito Santo.
O próprio Senhor Jesus disse:
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?” (Lucas 9:23-25)
O que seria essa cruz, senão o caminho do sacrifício?



Nenhum comentário:

Postar um comentário