"*RÁDIO SOTELO*"

sábado, 5 de janeiro de 2013


ZELO

Zelo Sem Entendimento

Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Rom. 10:2.

Quando meu pai estava na faixa dos 20 anos de idade, trabalhou durante algum tempo como recepcionista de um grande hotel na cidade de Nova Iorque. Certa noite, durante o horário de trabalho dele, alguém evidentemente jogou material incandescente numa lixeira que continha papel. De repente aquilo pegou fogo e ameaçou incendiar o prédio todo. Papai telefonou imediatamente para os bombeiros, mas um dos hóspedes, um senhor com idade suficiente para agir com mais prudência, tirou seu casaco e começou a sacudi-lo na direção das chamas, espalhando o fogo em todas as direções. Em poucos momentos, o saguão do hotel virou um inferno.
Felizmente os bombeiros responderam com prontidão e conseguiram apagar o fogo de modo rápido, mas não antes que ele tivesse causado muito mais prejuízo do que seria o caso, se aquele homem houvesse esperado e permitido que os bombeiros fizessem o seu trabalho. Aquele zeloso hóspede não só acabou perdendo seu casaco, mas também recebeu um sermão do chefe dos bombeiros. Aquele foi um homem que demonstrou "zelo... mas não com entendimento".
Existem alguns cristãos professos que parecem inspirados por grande zelo para com o Senhor, mas deixam de exercer bom senso ao falarem. Sem dúvida, você já viu e ouviu esses indivíduos. Numa reunião, falam de certo tema com uma linguagem tão destemperada, que incendeiam os ânimos e prejudicam uma boa causa - talvez a própria causa que eles defendem. Comumente, essas pessoas parecem não reconhecer suas próprias deficiências.
Tiago fala desse aspecto em sua epístola. Diz ele que "a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua ... contamina o corpo inteiro e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno". S. Tiago 3:6. Em relação com isso, Salomão dá um bom conselho. Ele diz que há "tempo de estar calado, e tempo de falar". Ecles. 3:7. À última frase ele poderia ter acrescentado "com entendimento".
Se você acha que tem falta de sabedoria e entendimento, um dos melhores lugares onde encontrar essas bênçãos é a Palavra de Deus.