"*RÁDIO SOTELO*"

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


JESUS O BOM PASTOR


Jesus proferiu a parábola do bom pastor, enquanto estava em Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos, em meados do mês de outubro.



Este discurso está intimamente ligado à expulsão do cego, curado no tanque de Siloé, do templo, pelos fariseus.

Jesus inicia seus ensinamentos, utilizando-se da linguagem de uma importante atividade pecuária de Israel.

Os rebanhos eram compostos em sua maioria de cabras e ovelhas. Dependiam demasiadamente de água abundante. Porém com a escassez de água em diversos locais da palestina, vários pastores formavam uma espécie de sociedade, construindo um redil comum.
O redil era frequentemente cercado por uma muralha de pedra, e, por sobre o muro, colocavam feixes de espinhos apoiados em pedras maiores. Caso algum ladrão ou animal feroz subisse no muro, a pedra caía e acordava o pastor.

O Bom Pastor

Durante o dia, os pastores separavam os rebanhos, conduzindo-os aos diversos pastos. À tarde todos os animais eram reunidos no redil. Ficava um pastor à entrada do curral. Este era chamado de "porta".
Dar nome as ovelhas era uma prática antiga. Se em um redil estivessem as ovelhas de três pastores diferentes e a um deles pertencesse cinquenta ovelhas, somente as cinquenta atenderiam a sua voz.
Lobos e ladrões ameaçavam os rebanhos. Esta é a razão pelo qual o pastor utilizava o seu cajado. Era neste momento em que se diferenciava o verdadeiro pastor, dono de suas ovelhas e o mercenário.
o bom pastor jesusO Bom Pastor Conduz Suas Ovelhas



Jesus o Bom PastorO bom pastor enfrentava as feras e os ladrões, expondo a sua própria vida. Já o mercenário só se preocupava em obter o ganho das ovelhas e em caso de perigo, este fugia.

Jesus se declara o bom pastor.
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11
Ele se declara a porta do redil. O mestre é aquele que dá a vida e acesso ao alimento espiritual.
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10
Há muitos falsos mestres, que estão interessados naquilo em que as ovelhas podem oferecer. Preocupam-se em tirar o que puderem das ovelhas. Os ladrões tiram até a vida, porém o bom pastor concede vida.
Jesus é o bom pastor que entregou a sua vida física para nos dar a vida eterna.
O mercenário é aquele que cuida do rebanho visando apenas seus próprios interesses.
O bom pastor conhece as suas ovelhas e delas é conhecido, ou seja, há uma comunhão entre Jesus e seus servos, semelhante à comunhão entre o Pai e o Filho.
"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." João 10:14-16
Haviam muitas ovelhas que não eram do aprisco de Israel. Jesus já falava em relação à sua Igreja, presente hoje no mundo inteiro. Ele mesmo foi quem garantiu a vitória a todos aqueles que o seguem e que o amam.
Ser uma ovelha de Jesus é conhecer e ser conhecido dele. Aquele que conhece a voz do bom pastor cumpre os seus mandamentos.
Ele deixou a promessa, ninguém tem o poder de tirar suas ovelhas de suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário